A subida supera as expetativas que existiam e, a confirmar-se, é a melhoria mais forte desde o quarto trimestre de 2021.
A economia dos Estados Unidos da América (EUA) cresceu 5,2% no terceiro trimestre, apontam as estimativas divulgadas pelo Departamento do Comércio.
A maior economia do mundo vinha de quatro semestres seguidos a registar subidas, mas de forma cada vez menos intensa, na ordem de 2,1% no segundo trimestre do ano. Nesse sentido, observou-se um avanço significativo ao nível do Produto Interno Bruto (PIB), até aos 5,2%, acima da subida de 4,9% que era esperada pela maioria dos analistas.
De resto, a confirmar-se, trata-se da maior subida desde o quarto trimestre de 2021, período em que os níveis de produção estavam novamente a subir, na sequência de todas as condicionantes ligadas à pandemia.
De recordar que a Reserva Federal (Fed) subiu as taxas de juro de forma agressiva, à semelhança do que fez o Banco Central Europeu (BCE), com o propósito de gerar um arrefecimento na economia e, desde modo, procurar conter a inflação.
Fonte: Portugal Global