A Comissão Europeia anunciou no dia 6 de outubro as cidades finalistas do Prémio Capital Europeia da Inovação (iCapital). Lisboa, Lviv (Ucrânia) e Varsóvia (Polónia) têm a oportunidade de se tornar a Capital Europeia da Inovação.
Para além do reconhecimento, o vencedor da categoria «Capital Europeia da Inovação» receberá um prémio de um milhão de euros, enquanto os dois finalistas desta categoria receberão 100 000 euros cada.
As cidades de Cork (Irlanda), Linköping (Suécia) e Pádua (Itália) estão também nomeadas para a Cidade Europeia mais Inovadora. O vencedor da categoria Cidade Europeia mais Inovadora receberá 500 000 euros, e duas cidades pioneiras receberão 50 000 euros cada.
Os vencedores e os segundos classificados serão premiados em cada categoria de prêmio na cerimônia de premiação no dia 27 de novembro de 2023, em Marselha (França).
Apoiado pelo Conselho Europeu da Inovação no âmbito do Horizonte Europa, o prémio reconhece o papel das cidades na definição do ecossistema local de inovação e na promoção de inovações revolucionárias. O papel das cidades será também debatido na Cimeira sobre Inovadores da Próxima Geração, organizada pela Presidência espanhola do Conselho da União Europeia, em Madrid, em 10 de outubro, e no Fórum do Conselho Europeu da Inovação, em 11 de outubro.
Fonte:Portugal Global
// Leia a notícia e aceda a informação adicional nesta ligação.