O Portugal Sou Eu festejou dez anos de atividade com as empresas aderentes ao programa. O balanço feito conta com 4.400 empresas registadas, das quais 1.000 aderentes com produtos e serviços com selo Portugal Sou Eu atribuído (mais de 19 mil produtos e serviços com o selo) e 900 com o estatuto de estabelecimento aderente.
Nos últimos dez anos, o Portugal Sou Eu contribuiu para melhorar o equilíbrio externo, quer pela via da valorização da oferta nacional, quer pela via da substituição competitiva de importações, abrangendo os bens de consumo e os bens intermédios.
Ao valorizar a oferta nacional, o Portugal Sou Eu tem ajudado no aumento do peso das exportações, contribuindo para atingir a meta definida por Portugal para a intensidade exportadora (53 por cento do PIB em 2030).
Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, colocou um desafio à economia portuguesa e ao Portugal Sou Eu. “É certo que a valorização das exportações e da produção nacional é um dos caminhos para o progresso e sucesso da economia portuguesa. Todavia, se temos produtos portugueses altamente reconhecidos internacionalmente, falta-nos dar o passo seguinte: ter marcas globalmente fortes e reconhecidas. Temos um défice nesta matéria. Uma análise de benchmarking internacional permite-nos facilmente chegar a esta conclusão. Marcas portuguesas verdadeiramente globais e relevantes no panorama internacional são uma rara exceção. Temos um problema de branding. Somos muito melhores do que aquilo que aparentamos ser.”
Adicionalmente, no dia em que comemorou 10 anos, o Portugal Sou Eu lançou uma campanha, que se prolonga até ao dia 30 de setembro. Com a assinatura, “O que seria de Portugal sem ti?”, o argumento volta a ser a cumplicidade e colaboração entre os portugueses.
Fonte: Portugal Sou Eu / AICEP