A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB) ambiciona levar 150 empresários brasileiros à Web Summit em Lisboa, disse à Lusa o seu presidente.
“Este ano, com a nossa missão, o nosso objetivo é atingir 150”, sublinhou à Lusa, Armando Abreu, à margem da reunião anual da Federação das Câmaras de Comércio portuguesas, na Embaixada de Portugal, em Brasília.
Em 2016, a primeira delegação da Federação Portuguesa de Comércio no Brasil foi composta por cerca de 40 empresários.
A maioria dos empresários brasileiros da delegação que estará presente em novembro, em Lisboa, entre os dias 13 e 16 de novembro, serão das áreas das novas tecnologias, startups e fintech, detalhou.
Em relação ao crescente interesse do Brasil em Portugal, Armando Abreu sublinhou que “o volume e imigração de empresários brasileiros para Portugal centram-se muito na área imobiliária, agronegócio e alguma na área da educação”.
“Há um grande fluxo, tanto a nível de pessoas, como de empresários brasileiros para Portugal”, constatou, referindo-se ao facto de a comunidade brasileira em Portugal ter representado, no ano passado, 30,7% do total de estrangeiros.
No final de 2022, viviam em Portugal 239.744 brasileiros, tendo sido esta comunidade a que mais cresceu (mais 17,1%) face a 2021, de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Nesse sentido, Armando Abreu revelou ainda que a FCPCB fará, na quinta-feira, a apresentação de regiões industriais e comerciais de Portugal a empresários brasileiros, Região do Douro.
Quanto ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, que o Brasil, pretende ver concluído ainda este ano, o responsável português considera que “mesmo sem o acordo com o Mercosul, ainda há um caminho muito grande e uma possibilidade de aumentar muito mais ainda a importações e exportações entre os dois países”.
“As Câmaras têm um papel preponderante nisso”, sublinhou.
Fonte: Portugal Global