73% dos compradores empresariais estão abertos à utilização de IA

[14/09/2023]

A Salesforce revelou os dados da mais recente edição do ‘State of the Connected Customer’. Um inquérito a mais de 14 mil consumidores e compradores empresariais em 25 países mostra que as empresas podem enfrentar uma lacuna na confiança de IA com os clientes.

À medida que as marcas adotam cada vez mais a IA para aumentar a eficiência e cumprir padrões crescentes de envolvimento, quase três quartos dos seus clientes estão preocupados com o uso anti-ético.

Embora 73% dos compradores empresariais e 51% dos consumidores estejam abertos à utilização da IA ​​para melhorar as suas experiências, esses números caíram desde o inquérito de 2022, de 82% e 65%, respetivamente. Estes dados sugerem que as empresas têm a oportunidade de colmatar a lacuna, comunicando de forma transparente e utilizando proteções éticas.

Os dados mostram uma distinção clara entre a confiança dos clientes nas empresas em geral e a confiança nas empresas que utilizam IA. Embora 76% dos clientes confiem nas empresas para fazerem afirmações honestas sobre os seus produtos e serviços, apenas 57% confiam nas empresas para utilizarem a IA de forma ética.

Isto é surpreendente porque 68% dos clientes, de facto, afirmam que os avanços na IA fazem com que seja mais importante que as empresas sejam confiáveis. Isto coloca sobre as marcas a responsabilidade de demonstrar que a IA Generativa pode ser usada de forma responsável.

As marcas estão a tentar tirar partido das vantagens da IA ​​Generativa – tem o poder de transformar o marketing, o comércio, as vendas e o atendimento ao cliente com conteúdos gerados automaticamente, interfaces de conversação, chatbots mais inteligentes, entre outros. Os seus clientes, no entanto, exigem uma abordagem criteriosa para a adoção da tecnologia, baseada na segurança e na ética.

“A IA ética é uma preocupação urgente para os nossos clientes e para os clientes dos nossos clientes”, afirma Kathy Baxter, Principal Architect, Responsible AI & Tech da Salesforce. “Acertar requer uma abordagem centrada na ética. Isto significa recolher dados com transparência e consentimento, treinar algoritmos em diversos conjuntos de dados e nunca armazenar informações dos clientes de forma insegura.”

Fonte: Portugal Global

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