A inflação registada na Europa tem impactado todos os sectores e levou as marcas a inibirem-se de lançar novos produtos perante este cenário socio-económico. De acordo com a Circana, plataforma de análise de dados, chegaram ao mercado 144.432 novos produtos em 2022, enquanto no ano anterior o valor tinha sido de 172.997.
Esta diferença representa um declínio de 16,5% na aposta em inovação. Além disso, as grandes marcas demonstraram uma maior renitência em aumentar o portefólio do que os pequenos negócios. Segundo as conclusões da mesma fonte, as Pequenas e Médias Empresas foram responsáveis por 75% das inovações em 2022.
No lado inverno, apenas um em cada quatro dos lançamentos vieram de empresas de grandes dimensões. Ainda assim, estes equivaleram a 32% das vendas de novos produtos. A pesquisa da Circana revela também que é crucial para as marcas acertarem na experiência de consumidor com estes novos produtos, já que 64% diz não voltar a comprar algo novo se não corresponder às expectativas.
«Os lançamentos de novos produtos podem ser como jogar à roleta russa numa altura em que há cada vez mais competição pelo espaço nas prateleiras e quando a indústria registas menos vendas de FMCG (Fast Moving Consume Goods). Contudo, não existe qualquer dúvida que também podem acrescentar imenso valor, dando oportunidade às marcas de expandirem o portefólio ou até criar um de raiz», diz, citada pela Marketing Week, Ananda Roy, global senior vice president da Circana.
Fonte: Portugal Global