O objetivo desta iniciativa é proporcionar ao setor empresarial uma ferramenta gratuita de autoavaliação que ajude as empresas a identificar os seus ativos de Propriedade Intelectual (PI).
No site do INPI, encontra-se agora disponível uma página dedicada a esta ferramenta, a qual irá proporcionar às PME uma nova forma de conhecer e potenciar o seu portefólio de Direitos de PI.
Na prática, a ferramenta consiste num questionário, a dois níveis. O primeiro funciona como uma “pré-avaliação” que consiste em dez perguntas sobre a empresa em avaliação. As respostas a estas questões identificam as áreas de relevância para a empresa e conduzem a uma avaliação de segundo nível composta por dez secções.
De seguida, o sistema convida o utilizador a responder a perguntas mais detalhadas sobre as diferentes modalidades, as quais são geradas automaticamente com base nas respostas dadas na fase de pré-avaliação.
Depois de completar o questionário inicial, é gerado um relatório com recomendações e outras informações relevantes sobre PI e a competitividade das empresas.
Fonte: Portugal Global