O “TOP 16 Countries Cross-Border Europe” centra-se na perspetiva do consumidor e utiliza uma metodologia abrangente, considerando quatro parâmetros: vendas cross-border online na Europa (incluindo 16 países da Europa Ocidental, Escandinávia e Reino Unido), participação de mercado cross-border online, confiança do consumidor e percentagem de visitantes online.
Os 16 países que ocupam o top de 2022 são:
1º Luxemburgo
2º Irlanda
3º Áustria
4º Suécia
5º Noruega
6º Suíça
7º Alemanha
8º Dinamarca
9º Portugal
10º Bélgica
11º Itália
12º Finlândia
13º Espanha
14º França
15º Reino Unido
16º Países Baixos
Portugal obteve um avanço significativo no ranking, assegurando a 9ª posição. Em 2021, Portugal ocupou o 13º lugar.
Luxemburgo emerge como o país vencedor do ranking, enquanto Suécia, Noruega, Finlândia e Alemanha também apresentaram avanços notáveis.
Por outro lado, países como Dinamarca, Bélgica, Itália, Espanha, França e Reino Unido registaram uma queda neste ranking. Luxemburgo, Irlanda, Áustria, Suíça e Países Baixos mantiveram uma posição estável.
O estudo, conduzido pela CBCommerce com o apoio da Checkout.com, FedEx Express e Payoneer, analisa o mercado transfronteiriço online da União Europeia, que registou uma faturação total de 179,4 mil milhões de euros em 2022 (excluindo viagens), representando um aumento de 4,8 por cento no acumulado do ano.
Fonte: Portugal Global